terça-feira, 1 de março de 2011

O Carnaval também proporciona Bem-Estar




O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

História do Carnaval 

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

Carnaval é tempo de brincar, se soltar, de fazer em três dias tudo aquilo que desejamos fazer o ano todo, mas só temos coragem de fazer na hora. Mas quais cuidados devemos ter? Afinal, a festa termina, e aí? O que fazer? Como fica a saúde? Quais serão os cuidados que devemos ter com a nossa saúde nestes dias.
Além dos cuidados que devemos ter como a ingestão de líquidos (se possível sem álcool), de alimentos leves como frutas, verduras e legumes (veja box), precisamos ter cuidados com os traumas que podem ser causados por causa das nossas atividades físicas.Quem alerta sobre isso é a professora Maria Cristina Tommaso, coordenadora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA, que esclarece ser nesta época muito comum o registro de traumas provocados por lesões musculares, entorses, fraturas entre outras.Fisioterapeuta há mais de 20 anos, Cristina diz que estes traumas acontecem sem as pessoas perceberem como, por exemplo, por causa do uso de calçados de salto alto (homens gostam de experimentá-los nesta época...). Há ainda os traumas causados por excesso de atividade física e pouco repouso como as lesões musculares graves (distensões, estiramentos, processos inflamatórios), situações comuns que geram problemas para depois da quarta-feira de cinzas. A fisioterapeuta destaca que para evitar isso as dicas são: cautela com o que comer ou beber, calçados e roupas confortáveis, evitem dirigir, prefiram caminhar ou um transporte coletivo, tenham uma boa ‘manhã’ de sono e façam exercícios leves e de alongamento durante o dia ou antes de caírem na folia.Água, pele e criançasOs foliões devem ter diversos cuidados durante os dias de folia. O primeiro deles é referente ao uso do protetor solar, mesmo que a pessoa esteja fantasiada. O segundo é quanto à ingestão de água, que não deve ser deixada de lado. A nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição do UniFOA, Myrian Cruz, alerta para o fato de procurar tomar no mínimo dois litros por dia e caso a água seja comprada, principalmente de ambulantes, verificar se é de boa procedência e o vasilhame está limpo e lacrado. O terceiro cuidado refere-se às crianças. Segundo Myrian Cruz, estas merecem ainda cuidado maior permitindo assim a seus pais aproveitarem a festa sem problemas do ponto de vista nutricional. Para isso é importante que sejam ingeridos alimentos de boa procedência. No caso de alimentos servidos em barracas, certifique-se se houve fiscalização prévia da vigilância sanitária municipal, a fim de que haja garantia quanto às condições higiênicas adequadas dos alimentos servidos. Outro cuidado consiste em que sejam evitados alimentos gordurosos. A ingestão de uma alimentação equilibrada e saudável, com reforço de carboidratos como arroz, feijão, batata, macarrão e pães, entre outros, para a reposição das energias gastas na folia, além do consumo de frutas, legumes e verduras, repondo também as vitaminas e minerais. Deve-se oferecer o máximo possível de líquidos às crianças, principalmente de água e sucos naturais que são aqueles feitos da fruta ou de sua polpa.

Cuide-se e brinque feliz!


Fonte:
http://www.suapesquisa.com/carnaval/
http://www.diarioon.com.br/arquivo/4351/cadernos/viver-15125.htm/


Fonte da imagem: http://www.insoonia.com/wp-content/uploads/2011/03/carnaval_2mascaras_g.gif

Um comentário:

Cláudio disse...

Cuidar da saúde noc arnaval é tão complicado! rsrs, mas a gente tenta!