domingo, 10 de abril de 2011

Cuidados com a saúde na Páscoa



Que delicia! Comer chocolate é um lanche saboroso e faz bem para a saúde física e mental, então podemos comer a vontade que não fará mal. Calma! Não é bem assim, tudo que é consumido em excesso faz mal para o organismo do ser humano e o chocolate mesmo sendo fonte de energia possui muitas gorduras e pode provocar sérios problemas a saúde. A dieta com chocolates sempre aumenta depois da páscoa, mesmo os adultos que costumam ser tão controlados acabam extrapolando na dieta e comendo muito chocolate. Cada 100 gramas de chocolate ao leite contém: 6% de proteínas, 34% de gorduras e 56% de glicídios.


Comer chocolate em excesso pode provocar sérios problemas de saúde como colesterol (LDL colesterol ruim) diarréia, vômitos, espinhas no rosto, e até problemas cardíacos. Por isso sua ingestão deve ser controlada para uma quantidade diária de 30 gramas e de preferência do chocolate meio amarga que é mais saudável e estimula o colesterol bom HDL.


Os cuidados com a alimentação não devem ser exclusivos para a Páscoa, mas após a Páscoa também, pois após ganhar muitos ovos de chocolate fica impossível resistir as tentações e não comer muitos chocolates e açucares. Dessa maneira a dieta vai por água baixo e as gordurinhas começam a aparecer sem mencionar nos problemas de saúde causados pela ingestão excessiva de chocolate. Uma dica é balancear a alimentação comendo mais legumes e frutas e deixar os chocolates só para sobremesa. Fazer algum tipo de atividade física que faça perder calorias é muito importante para manter a forma física e o bem estar da sua saúde.

O peixe deveria estar presente na mesa dos brasileiros com mais freqüência, mas para as estatísticas a alimentação dos brasileiros resume-se em grande quantidade de carne vermelha e o consumo de peixe só cresce na semana santa mesmo. Comer peixe duas vezes por semana aumenta as condições de viver por mais tempo e ter uma vida mais saudável, os chineses tem o peixe e os legumes assim como as frutas no seu cardápio diário por isso alcançam a longevidade com mais disposição e saúde. A carne do peixe é rica em Ômega 3 gordura responsável pela saúda do coração e das artérias, também não engorda e é extremamente saboroso assim como pode ser preparado de varias maneiras como cru ou cozido, vai depender do gosto de cada um.

Para não ter nenhum problema de saúde, decorrente dessa mudança de hábito alimentar, o consumidor deve tomar alguns cuidados, desde o momento da compra, até o preparo desses alimentos. “Ações simples, como observar se os ovos de páscoa estão armazenados em locais frescos e arejados e se as embalagens não têm furos ou amassados, podem evitar contaminações e infecções alimentares indesejadas”, afirma a diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Maria Cecília Brito.

Essa e outras informações estão organizadas em hotsite da Anvisa com dicas relacionadas ao consumo e compra de chocolates e pescados. A página na internet apresenta, ainda, aspectos que os consumidores devem observar no local de venda e a maneira mais correta de armazenar esses alimentos em casa.

“Com relação aos alimentos congelados a dica é verificar se estão firmes e sem sinal de descongelamento, como o acúmulo de líquidos”, explica Maria Cecília. “A presença de gelo ou muita água indica que o balcão foi desligado ou teve sua temperatura diminuída temporariamente”, complementa a diretora da Anvisa.

O ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, alerta para a necessidade de uma conservação adequada do peixe para que ele mantenha suas características saudáveis. “A qualidade do peixe reside em seu estado fresco, que deve ser úmido, firme e sem manchas, devemos levar em consideração o fato dele se deteriorar de forma mais rápida que outros tipos de carne”, afirma Gregolin.

Os consumidores que notarem qualquer tipo de irregularidade, como alimentos com prazo de validade vencido ou armazenados de forma inadequada, devem comunicar o serviço de vigilância sanitária de sua localidade. Caso sejam identificadas irregularidades, os estabelecimentos podem sofrer penalidades que chegam a multas de R$ 1,5 milhão.

Cartilha
A Anvisa também elaborou, em parceria com a Seap, uma cartilha (PDF) sobre alimentação saudável, compra, armazenamento e preparo seguro de pescados. Esse material foi divulgado pra todos os estados e para o Distrito Federal, além de ser disponibilizado para as vigilâncias sanitárias dos estados e das capitais.
Para os pescados secos, como o bacalhau, existem orientações especificas. Em 2007, os procedimentos higiênicos para comercialização do pescado salgado e pescado salgado seco no varejo foram consolidados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em uma cartilha orientativa (PDF) .
A iniciativa da Abras ganhou respaldo técnico da Anvisa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O material foi distribuído para todos os estabelecimentos filiados à Associação

Alguns cuidados importantes
Estar sempre atento para a validade dos produtos consumidos é muito importante assim como as vitaminas e proteínas encontradas nos alimentos. Na páscoa o consumo de alimentos mais saudáveis como o peixe é muito maior, mas é preciso estar a par as procedência do pescado e se ele esta saudável fresco para o consumo. Comprar alimentos em lojas especializadas tem a vantagem de que você pode escolher o mais fresco e com a garantia de que foi inspecionado pela vigilância sanitária.

Os cuidados com a alimentação devem ser tomados sempre, mas em especial nas festas e datas comemorativas como a páscoa, pois o consumo de determinados alimentos é bem maior do que o normal e pode causar problemas à saúde se não forem consumidos da forma correta. Mantenha sua saúde me perfeito estado controlando sua alimentação e fazendo exercícios físicos para manter a boa forma tanto física quanto psicológica. A Páscoa nos faz comer muitos alimentos ricos em gorduras, proteínas e muitas outras substancias, mas é preciso consumir com moderação para que não faça mal ao organismo das pessoas, pois muitas crianças principalmente vão parar nas emergências de hospitais com problemas intestinais e vômitos, por isso todo cuidado é pouco.




Fonte:

Fonte da imagem:
http://2.bp.blogspot.com/




cuidados com a alimentação na páscoa 3 300x178 Cuidados Com a Alimentação na Páscoa


cuidados com a alimentação na páscoa 2 300x225 Cuidados Com a Alimentação na Páscoa

2 comentários:

Anônimo disse...

engraçado, já entrei no blog outras vezes e não tinha notado este post! Adoro a páscoa, chocolate e tudo que ela representa. Ajuda no meu bem-estar.

abraços,
Gilda

Gestão do Bem-Estar disse...

Olá Gilda
Seja bem vinda. Esse espaço é uma troca de informação e lazer. Obrigada pelo Post
Abraços
Fátima