quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dormir à tarde: Bem-estar o dia inteiro



Dormir é fundamental e faz um bem enorme . Basta uma noite mal dormida para que o corpo reclame no dia seguinte através sintomas como a falta de memória, intolerância e mau humor.
Se a pessoa não dorme, o ritmo do coração fica acelerado e o sistema imunológico fica debilitado diminuindo as defesas do nosso organismo, facilitando a entrada de doenças como a gripe.

Podemos compensar no final de semana uma noite mal dormida, dessa forma recompomos parte da fisiologia que foi atrapalhada com sono perdido. Tirar uma soneca à tarde além de compensar a noite mal dormida traz outros benefícios: melhora a capacidade de aprendizado, a atenção. A explicação é que a cada 24 horas o nosso corpo tem um pico de sonolência (à noite), porem por volta das 14:00, logo depois do almoço , acontece outro pico, é o horário da digestão e a circulação sangüínea concentrada no estomago sugere a vontade de dormir. Então, dormir por até 20 minutos à tarde repomos as nossas energias e temos um sono reparador que nos fortifica para os afazeres da parte da tarde.
O sono funciona como um "limpador" do cortisol , hormônio que em excesso, faz muito mal ao organismo, deixando as pessoas expostas a doenças. Além disso, o sono ajuda a produção do hormônio do crescimento, o GH, em maior quantidade. Nas crianças esse hormônio é essencial e, nos adultos, é responsável pela renovação da pele, dos ossos e dos músculos.
Já existem empresas no Brasil aderindo essa novidade. A diretora de RH (Luiza Nizoli) de uma empresa em São Paulo, em entrevista ao programa “Mais Você” da TV Globo em 13.10.2010, contou que a produtividade dos funcionários aumentou em 50% depois que aderiram ao soninho da tarde.

3 comentários:

Ana Aguiar disse...

Oi Fátima,
fazer marketing pessoal é bem complicado. Eu sou muito envergonhada! Não sei falar de mim. O que vc sugere?
bjs Ana

Gestão do Bem-Estar disse...

Olá Ana
Voce já deu o primeiro passo. Procurar ajuda é o caminho mais curto quando queremos melhorar a nossa vida pessoal e profissioal.Gostaria de saber mais sobre voce. O que faz, o que pretende fazer, o que espera conseguir... Envia um email pra mim contando um pouco de voce que terei o maior prazer em ajuda-la no que for necessário
fbota@globo.com. Aguardo voce.Boa sorte
Até breve
Fátima

Anônimo disse...

Uma sonequinha após o almoço é tudo de bom! Aqui em Curitiba temos restaurantes com espaço para tirar uam soneca! Eu adoro!

abraços
Gilda