segunda-feira, 20 de junho de 2011

Chegou o Inverno : Cuidados com a sua saúde


Muitas vezes imaginamos que basta um bom agasalho para garantir um inverno saudável e totalmente livre de problemas. Com a mudança de estação e a entrada do inverno, as doenças circulatórias e respiratórias são mais freqüentes e perigosas nos idosos, debilitados e pacientes com pressão alta, angina do peito/infarto do miocárdio, arritmias, acidente vascular cerebral e má circulação nas pernas. Além disso, nessa época do ano, pode haver a hipotermia, ou seja, a temperatura corporal pode ficar abaixo dos 36,5 graus centígrados. Isso significa perda da habilidade de produzir energia suficiente para manter a temperatura interna do corpo. 

A hipotermia pode ser fatal pelo colapso do coração e seus sintomas compreendem: dificuldades de coordenação motora, reações lentas, calafrios, insônia e confusão mental. As extremas baixas temperaturas nos obrigam a nos agasalharmos bem, principalmente mãos e pés, sendo o rosto nosso melhor sensor de temperaturas. Torna-se tambem muito útil, a utilização de um cobertor por baixo, no lugar do lençol, garantindo um melhor aquecimento nas horas de sono. 

Uma alimentação adequada, mas sem exageros, produz calorias que elevam a temperatura do corpo, sendo tambem extremamente útil no frio  a ingestão de líquidos previamente aquecidos (chá, chocolate, leite) o que elevará calor do seu corpo.
Nos casos de emergências por grave hipotermia, além de se agasalhar imediatamente com materiais térmicos, devem ser administrados líquidos aquecidos pela boca. Algumas pessoas morrem por hipotermia sem perceber a intensidade do frio devido à elevada ingestão alcoólica.  

Certos cuidados são necessários quando o inverno chega, dentre eles, evitar permanecer em lugares úmidos, fechados, lidar com papéis, livros e outros objetos que ficaram guardados por muito tempo, devido ao acúmulo de poeira. Manter arejado os ambientes, livres de poeira e outras formas de sujeira, e, antes de usar as roupas de inverno, colocá-las no sol . Estes cuidados são fundamentais para que se possa manter a integridade física durante a estação mais seca do ano. 

Para se manter saudável e evitar problemas durante o inverno é importante usar creme hidratante para a pele e evitar confinamentos, proteção corpórea contra baixas temperaturas e manter a pele íntegra e, se possível, utilizar umidificador nos ambientes. 

Outro problema decorrente do clima frio e seco do inverno, principalmente nas cidades mais industrializadas, é o acúmulo de poluentes no ar. A poluição é um fator agravante para os alérgicos. O excesso de partículas suspensas no ar pode causar sérios problemas para aqueles que já são pré-dispostos, e que tenham algum tipo de alergia. “É necessário evitar locais fechados onde haja pessoas com doenças infecto-contagiosas pela facilidade de transmissão de doenças respiratórias”. 


Atividade física no frio intenso 

- A prática esportiva é saudável acima dos 20 graus de temperatura. No inverno o atleta deve evitar baixas temperaturas e vento frio. Se isso não for possível, o ideal é fazer um bom aquecimento muscular, procurar respirar mais pelo nariz, usar vestimentas adequadas para se proteger da perda rápida de calor, principalmente nas mãos, pés e rosto, além de ingerir líquidos aquecidos, principalmente no pós-treino. A hidroginástica e a natação não estão contra-indicadas, desde que se use um roupão na saída da piscina térmica, e se faça a troca de roupa num vestiário com aquecimento adequado. Depois de bem agasalhado, não há problemas de sairmos à rua mesmo com frio intenso. 

Por: Dr Moisés Eli Magrisso
Fonte:
http://mpbnoticia.blogspot.com/2010/06/cuidados-com-saude-no-inverno.html

Fonte das imagens:


3 comentários:

Anônimo disse...

É verdade, o frio está aí e precisamos nos cuidar! A saúde fica fragilizada no inverno, principalmente crianças e idosos.

Gestão do Bem-Estar disse...

Olá Anonymous,
Pra ratificar a importancia de nos proteger do frio, vale lembrar de não nos esquecermos das extremidades do corpo: pés,braços e mãos, nariz e orelhas. Devem estar bem agasalhados. Dessa forma, o corpo ficará e permanecerá quentinho.
Bom inverno pra voce

Clarice disse...

Concordo. A gente precisa se cuidar mesmo no inverno. Eu fico gripada fácil fácil neste tempo. Minha filha entra logo na crise alérgica. Esta época não é fácil.
Gostei das dicas, obrigado.