sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Sucesso é .... Renda Renascenca

Reza a lenda que a vinda da renda para cá e o ensino da feitura dela às mulheres da região do Cariri do Estado se deu por conta de freiras italianas. Elas ensinavam às mulheres para que elas tivessem uma renda adicional. Hoje, a Renda Renascença da Paraíba é considera uma das mais belas, bem feitas e tecnicamente perfeitas do mundo inteiro. Não é à toa que faz esse sucesso todo, que agora chega ao principal evento de moda do país. A renda Renascença é uma técnica têxtil que teve sua origem em Veneza, na Itália, no século XVI, e foi introduzida no Brasil por freiras européias. O bordado delicado difundiu-se por aqui pelas mãos das rendeiras nordestinas, que passam a arte de geração em geração.

No ofício, linha, agulha e lacê bordam e alinham toalhas, lençóis, colchas, fronhas e mantas.
A renda Renascença é famosa pelo estilo de bordado feito exclusivamente à mão, com traços marcantes, em que predominam pontos exclusivos e entrelaçados delicados. Neste traçado, desenhos concêntricos se projetam em linhas sinuosas e divergentes. Tradicionalmente feita em tecido branco, a renda Renascença do Nordeste ganhou versatilidade e passou a ser feita também nas cores preta, marrom café, laranja e azul marinho.

A produção chegou à Paraíba na década de 1950 e se concentra hoje na região do Cariri, onde mais de 400 rendeiras estão organizadas em cinco associações, que criam os bordados e já exportam para diversos países. Tem estado presente em várias coleções do São Paulo Fashion Week através de estilistas como Ronaldo Fraga e Cavalera.

Nenhum comentário: