terça-feira, 18 de maio de 2010

Horas extras: ameaças ao seu bem-estar


Fazer horas extras diariamente, pode aumentar em 60% os riscos de doenças cardíacas, segundo um estudo publicado no site da revista especializada European Heart Journal.

A conclusão é o resultado de uma pesquisa com 6 mil funcionários públicos britânicos e descontando os fatores de risco cardíaco tradicionais, como fumo.

Os médicos constataram um forte vínculo com o número de horas trabalhadas com 369 casos de pessoas que sofreram doenças cardíacas fatais, tiveram infartes ou desenvolveram angina. Entre as explicações para essa relação, estariam o menor tempo para exercícios e relaxamento, além de estresse, ansiedade e depressão.
Além disso, os médicos dizem ter identificado uma relação entre pessoas muito dedicadas à carreira com personalidades altamente motivadas, agressivas e irritáveis.
"Funcionários que fazem horas extras também tendem a trabalhar quando estão doentes, ou seja, relutam em faltar ao trabalho mesmo doentes", diz a pesquisa.Segundo os autores, o estudo mostra a importância do equilíbrio entre trabalho e tempo livre.

Bem, intuimos que não é somente a prática de trabalhar demais o motivo principal das doenças do coração, porém sabemos que o equilibrio, o famoso caminho do meio, o tempo livre para fazer nada, tem um papel vital no bem-estar.

Nenhum comentário: