terça-feira, 13 de setembro de 2011

Sucesso é ....Nelson Mandela

O líder sul-africano, completou 93 anos nesse ano. Nascido a 18 de Julho de 1918 em Mvezo, “Madiba”, como também é conhecido, tornou-se no primeiro presidente negro da África do Sul em 1994, depois de ter estado preso 27 anos na prisão Robben Island. Libertado após esse longo interregno, o prémio Nobel da Paz de 1993 assumiu o seu papel histórico, conquistando a admiração do mundo por ter conseguido sair de um longo período de encarceramento demonstrando uma capacidade por todos salientada de perdão e de união, alcançando ainda aquilo que antes se considerava impossível: a transformação pacífica do regime do apartheid num regime em que brancos e negros convivem lado a lado pacificamente.
Também neste dia, designado por Mandela Day, a Fundação Nelson Mandela lançou um apelo para que todos os cidadãos do mundo disponibilizem 67 minutos do seu tempo a ajudar os outros. E porquê 67 minutos? Porque cada minuto corresponde a um ano de trabalho do líder sul-africano em prol da causa pública. Eis alguns exemplos sugeridos pela Fundação Nelson Mandela:
Faça um novo amigo. Conheça alguém de um contexto cultural diferente do seu. Só através do entendimento mútuo é que as nossas comunidades se livrarão da intolerância e da xenofobia;
Leia para alguém que o não pode fazer. Visite uma instituição para cegos e abra um novo mundo para outra pessoa;
Dê uma ajuda no seu canil local. Cães sem dono também precisam de passear e de um pouco de atenção;
Ajude alguém a arranjar um emprego. Crie-lhe um currículo ou ajude-o na preparação da entrevista;
Muitas pessoas com doenças terminais não têm ninguém com quem falar. Reserve algum do seu tempo a falar com elas;
Leve alguém que conhece – e que não tem recursos para o fazer – a uma consulta de oftalmologia ou de medicina dentária;
Doe uma cadeira de rodas ou um cão-guia a quem precise;
Compre alguns cobertores, ou dê os que já não precisa a alguém em dificuldades

Nenhum comentário: