domingo, 11 de abril de 2010

Opção de Bem-Estar: Gestão do Tempo

O tempo é limitado. O amor pode ser quase ilimitado, mas o tempo é finito. Mesmo sabendo e tomando todos os cuidados, em algum momento, por causa do tempo, magoamos amigos e pessoas devido a má gestão do tempo.
A gestão do tempo passa por sabermos em primeiro lugar, não quanto tempo precisamos para a relação, mas quanto tempo precisamos em geral, em particular, e para que.
Algumas dicas para facilitar a pratica dessa ferrameta:
1- Precisamos antes de tudo, termos tempo para nós mesmos (ler, termos algum hobby, olhar para o céu, todos os rituais que são nossos e só fazem sentido apenas quando fazemos sozinhos
2- Tempo para as nossas obrigações enquanto cidadãos (pagar impostos, dividas, compras, trabalho, higiene, cuidar da casa)
3- Tempo para fortalecer as amizades e vida social. Sem amigos a vida fica sem graça.
4- Tempo para amar, no sentido mais amplo da palavra. (o amor, tal como o tempo, é um território pessoal, e não da relação.
5- Tempo para recuperação emocional ( ter a paciência mais do que necessária para elaborar as perdas, muitas vezes emocionalmente intensas). Aprender dessa forma contornar os problemas mais comuns, antecipar e eliminar expectativas não realistas por parte dos outros, e tentar sanar os conflitos que não conseguimos evitar, com isso podemos evitar a maior parte dos contratempos habituais.
6- Respeitar os compromissos assumidos.
O tempo é uma coisa nossa. Nao pertence a mais ninguém, nem ninguém tem direitos especiais acerca do nosso tempo, independentemente de ser ou não nosso parceiro, amigo ou chefe.

Um comentário:

Deyvison Leandro disse...

Concordo com as informações passadas sobre formas de gestão de tarefas