segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Meditação Transcendental: Bem-estar na sua vida


A pressa do dia-a-dia, urgências, agenda espremida entre um horário e outro, reclamação pela falta de tempo, não saber bem o que nos estressa, impaciência, ineficiência e incapacidade dos outros, relações no trabalho indo de mal a pior , na família, no trânsito, e por aí vai...

Quando vamos ter o equilibrio pessoal tão desejado? Quando vamos parar, esperar, ficar quietos? Nas férias? Se não estamos bem, nem nas férias vamos ficar. Oriente-se !!!!

Na cultura oriental, o encontro consigo deve ser diário, praticado através da meditação. Esta é a maneira de voltar-se para dentro, desligando-se, por alguns minutos, do mundo exterior. É o inverso do que se faz o tempo todo, que é direcionar a atenção para fora e para os outros.
A Meditação Transcendental (MT) que, apesar de milenar, foi trazida para o ocidente há cerca de 50 anos, pelo físico e matemático Mahesh, que introduziu uma forma de meditação, denominada Meditação Transcendental, mais direcionada ao público ocidental, mais adaptada à nossa rotina. “Basicamente, a MT é a única que permite à mente seguir o seu caminho natural, que é de procurar níveis cada vez maiores de prazer. As que envolvem concentração ou contemplação não permitem o fluir da mente em direção à sua fonte, de forma tão simples e natural quanto a MT”, esclarece Klebér Tani.
A MT independe de convicções religiosas, explica o professor. É baseada na fisiologia do sistema nervoso, portanto está desvinculada da fé e do ceticismo. Não requer mudança de estilo de vida e não consome muito tempo, mas a prática regular é necessária para se obter os benefícios máximos.
De um modo geral, não são necessárias condições especiais para que se possa meditar, diz Tani “apenas devemos ter um lugar onde possamos nos sentar e fechar os olhos por cerca de 20 minutos”.

Nenhum comentário: