quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A prática da Sustentabilidade: Marketing Pessoal do dia-a-dia


Em tempos de rever os conceitos praticados ao longo dos últimos tempos, mais do que nunca, a consciência da responsabilidade da preservação do planeta e de seus habitantes passa a ser uma prática contínua das organizações e das pessoas que nelas trabalham.
Dar o primeiro passo, sair da inércia, vai exigir uma inovação de conceitos e atitudes. Nunca é tarde para começar. Que tal começar no ambiente de trabalho? Quem sabe promover uma maratona de atitudes sustentáveis que certamente motivarão os instintos competitivos? Exemplos de envolvimentos pró sustentabilidade podem ser promovidos como a seguir:
1- Escolher um grupo de indivíduos em sua organização que tenham alguma identificação com o tema verde ou o meio ambiente.
2- Verificar se sua empresa possui uma estratégia de sustentabilidade. Se não, olhar e ver como isso se relaciona com o seu trabalho. Se ela não tem uma estratégia, trabalhar para criá-la.
3- Limitar o a equipe entre 10 e 12 pessoas. É mais fácil conseguir um parecer favorável da organização para pequenos grupos, mesmo sendo uma grande empresa.
4- Ser solidário com o trabalho que seus colegas estão fazendo nesta área. Dê aos membros de sua equipe o tempo para explorar a sustentabilidade na empresa ou na comunidade. Use parte do seu tempo em ações voluntárias e conheça as iniciativas de sustentabilidade que estão acontecendo dentro e fora da companhia.
5- Partilhar a sua experiência: escreva e divulgue artigos, fale em eventos e compartilhe suas vivências no trabalho com as questões da sustentabilidade, assim como os desafios que enfrenta e como são superados. Fale sobre as áreas que necessitam de mais atenção.
6- Seja positivo, critique de forma construtiva: ao invés de dizer que algo não vai funcionar, contribua com a discussão e trabalhe por meio de idéias para encontrar uma solução.
7- Manter- se informado: olhe para as organizações profissionais ou outras que você já participa e veja o que elas estão fazendo nesta área.
Pessoas mais engajadas na área da sustentabilidade estão sendo mais aceitas no mercado , há mais oportunidades de trabalho para aqueles que demonstram preocupação com a sustentabilidade do planeta e conseqüentemente do homem. Cada vez mais a sustentabilidade passará a fazer parte do trabalho de todos por isso é importante estar atualizado e consciente sobre as questões.
Fonte: http://www.agendasustentável.com.br/

Nenhum comentário: