quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Fique fria neste Verão


O clima está quente... e muito úmido também. A temperatura chegou aos 39 graus com sensação térmica de 45 graus. Segundo os especialistas o calor úmido é o pior. Um calor muito forte nos faz suar muito comprometendo a eficiência do nosso mecanismo natural de resfriamento. Quanto mais úmido, pior a sensação de calor.
Dentre os vários problemas causados pelo intenso calor, vale destacar, o golpe de calor que é a situação mais grave e pode provocar danos irreversíveis à saúde e até levar à morte.
Os principais sintomas são febre alta, dores de cabeça, tonturas, pulso rápido e forte, náuseas, confusão, perda de consciência, contrações musculares e pele vermelha, quente e seca, sem suor. É o inimigo numero 1 de todo mundo, principalmente para as crianças e idosos.

Dicas bem vindas para o nosso bem-estar:
Hidrate-se: Beber muita água, suco, água de côco, dê preferência aos chás gelados,... cerveja só depois que sol for embora. Frutas muitas frutas. Voce vai ficar hidratada.Vale levar com a gente as garrafinhas de água e para mantê-las sempre frescas, encha até a metade e congele, quando for sair complete com água. Você terá água gelada boa parte do dia.
Roupas: Procurar usar roupas claras , as brancas amenizam os raios solares, de algodão de preferência, as sintéticas impedem a transpiração.
Álcool e cafeína: Consumo excessivo de cafeína e álcool aumenta as chances de desidratação.
Brotoejas: São problemas comuns no calor. A causa é a inflamação das glândulas sudoríparas, que causa pequenas bolhas vermelhas. Afetam uma em cada três pessoas expostas a climas quentes.
Inchaços: O calor pode provocar inchaços nas pernas e nas mãos. Ao chegar em casa, depois do banho revigorante, apóie suas pernas em uma almofada por 20 minutos, suas pernas agradecem e o inchaço vai melhorar.

Nenhum comentário: