sexta-feira, 3 de junho de 2011

Alimento Orgânico e a sua importância na nossa alimentação



A base da nossa saúde encontra-se na alimentação, e, para que possamos ter uma boa qualidade de vida, esta alimentação necessita ser rica em frutas, legumes e verduras. É rotineiro ouvirmos que "voce é aquilo que come".Os produtos orgânicos vêm ganhando espaço no mercado brasileiro e conquistando alguns países. Para se ter uma idéia, o Brasil exportou 37 mil toneladas de produtos orgânicos no período de agosto de 2006 a setembro de 2008. Na agricultura, por exemplo, utiliza-se apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo. Embora apresentem praticamente as mesmas propriedades nutricionais dos alimentos inorgânicos, os orgânicos apresentam a vantagem de serem mais saudáveis, pois não possuem agrotóxicos, consequentemente são mais saborosos


Segundo o instituto de Biodinâmico, a produção orgânica ocupa cerca de 6,5 milhões de hectares de terras, conseqüentemente, inserindo o Brasil na segunda colocação dentre os maiores produtores mundiais de orgânicos. Dentre a exportação, a soja e o café lideram, já no mercado interno, os alimentos mais comuns são as hortaliças, açúcar, sucos, mel, geléias, feijão, entre outros.
Mas o que é este produto tão falado, principalmente por profissionais da saúde?
Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos os seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano a saúde dos consumidores. Este alimento está sendo a preferência na hora da escolha pela grande preocupação com a saúde, além da preservação do meio ambiente e qualidade sensorial e nutricional do produto.


Estudos mostram que  os produtos orgânicos devem ser consumidos mais rapidamente que os alimentos inorganicos, haja vista, não possuirem os subsídios tóxicos que matem os alimentos mais bonitos e com um maior prazo de vida.
A maior vantagem dos orgânicos é a questão de serem ricos em nutrientes, pelo fato da terra utilizada no seu cultivo ser fértil e natural, sem apresentar interferência de produtos químicos. O nome orgânico é explicado justamente por essa ideia: eles interagem e são muito melhor absorvidos pelo nosso organismo.


O preço destes alimentos é superior aos alimentos normais, mas a tendência é que isto mude, uma vez que a produção e o consumo levam a um aumento progressivo. As pessoas estão conscientes da importância de levar à sua mesa, alimentos realmente saudáveis, sem riscos para a saúde de sua família, promovendo uma boa qualidade de vida.





Por: Drª Juliana Paula Bruch - Nutricionista 
Fonte:  A Nutricionista.Com

2 comentários:

Anônimo disse...

Não sou muito fã de alimentos orgânicos, mas gostei de saber mais a respeito. Valeu pelas dicas e informações!

Gestão do Bem-Estar disse...

Olá Anônimo
Obrigada pelo retorno. Quaisquer outras questões estou às ordens
Abraços
Fátima