domingo, 1 de maio de 2011

A Importância do Bem-Estar no trabalho



Em uma de minhas viagens pela Internet encontrei este texto que me prendeu a atenção, então, resolvi compartilhar com vocês!
Neste domingo, dia em que em todo o mundo é comemorado o Dia do Trabalho, a Folha parabeniza todos os trabalhadores pernambucanos com uma reportagem especial sobre a data e com histórias de cidadãos realizados em suas profissões. As pessoas que buscam o prazer e o bem-estar no exercício que escolhem para ganhar a vida, garantem maior conforto da mente e vida mais feliz.
Para muitos cidadãos brasileiros, o trabalho é algo visto de forma pesada e, nem sempre, positivo. No entanto, insatisfações dentro do ambiente de trabalho são sentidas por consequência de vários motivos, e esses podem ser causados por sentimentos extremamente pessoais, co­mo desejos e sonhos específicos. 




Existem empresas que procuram suprir certas necessidades de seus funcionários, para que não haja descontentamento. Elas promovem ações para melhorar a qualidade da estrutura necessária para o exercício e até com estímulos profissionais, como capacitações e formas inovadoras de reconhecimento.

Apesar disso, a satisfação com o trabalho vem muitas vezes de sonhos subjetivos de cada pessoa, que não são supridos no dia a dia profissional e terminam sendo barrados pelas obrigações e limitações financeiras da vida. A capacidade de arriscar em busca do prazer profissional não é comum para muita gente, mas existem aqueles que entendem o trabalho como algo que realiza o ser humano. Por isso, conseguem ousar diante de situações de falta de contentamento com o emprego ou trabalho, mesmo que para isso precisem enfrentar crises financeiras.

O sonho de Jany Rodrigues, 44, era realizar o sonho de outras pessoas. Ela trabalhou durante 21 anos em uma agência bancária, e há seis anos abriu uma loja de confecção e alugueis de roupas de noivas e festas em geral. Ela conta que fazia prospecções de clientes do banco e também dava consultorias, e a partir disso começou a perceber que o comércio era algo que lhe atraía. “Dei consultoria para dona de uma loja de noivas. Aquilo me encantou e chamou muito minha atenção para esse segmento. Como o casamento é o sonho de muitas mulheres, comecei a investir na ideia e em dois anos já tinha roupas suficientes para abrir uma loja”, relembra Jany.



Jany garante que não foi fácil tomar a decisão e conseguir um espaço no mercado. “Encontrei muitas dificuldades, mas para sonhar o sonho dos outros tive que realizar o meu, então foi muito satisfatório para mim”, garante a ex-bancária, que pensa na remuneração como consequência. “Não é fácil sonhar, ainda mais quando outras pessoas dependem de você. Mas com prazer no trabalho e força de vontade é possível abrir mão do salário fixo e dos benefícios como empregado, mas é muito válido”, desabafa, orgulhosa da conquista.

Amor ao que faz, ou ao que pretende fazer, é normalmente o ponto de partida para aqueles que desistem de uma ideia fixa e maior renda no final do mês para sentir o deleite em todas as atividades feitas no trabalho. O produtor cinematográfico Rodrigo Homem, 42, tomou uma decisão bem parecida com a de Jany e diz que atualmente está na sua fase mais “lisa“, e, no entanto, a mais feliz. “Passei 13 anos dedicado à publicidade e foi difícil parar, pois na roda viva da publicidade o dinheiro é muito bom, mas logo começam a surgir os questionamentos. Em 2006, decidi me afastar da publicidade e me especializar na área do cinema”, conta o novo produtor, garantindo que teve medo de arriscar.


Acredite no seu sonho! Vá em busca da sua felicidade!
Fonte:

 

4 comentários:

Anônimo disse...

Isso é verdade, a maioria das pessoas não está satisfeito com seu trabalho ou com sua vida e ainda não encontrou um equilíbrio. Gostei do blog. Parabéns!

Anônimo disse...

Encontrar um meio termo entre o estresse do trabalho e o prazer que ele proporciona é bem complicado! E o pior de tudo é aturar o chefe!

Gestão do Bem-Estar disse...

Olá amigo anônimo
Obrigada pelos comentários. Muito bom saber a opinião daqueles que estão dividindo comigo esse espaço.
Bem, insatisfação no trabalho e na vida é recorrente dos nossos dias . O que podemos fazer é compensar com outras coisas que nos fazem felizes. Essa tarefa é muito particular. Comece pensando o que voce poderá começar a fazer para mudar, mudar-se é melhor, é o caminho.
O segundo comentário tambem é pertinente nos nossos dias, sempre tem um chato perto da gente. Chefe, amigo, dentre outros. Faz parte da vida convivermos com a diversidade. Encontrar o caminho do meio é a sabedoria.
Boa sorte
Abraços e até breve
Fátima

Anônimo disse...

Concordo Fátima, é sempre bom encontrar algo que nos faça felizes para aliviar o stress do dia a dia, porém, também é possível encontrar, no próprio trabalho, algo que nos agrade, que nos dê prazer. Muitas vezes ficamos vendados para o que nosso trabalho pode representar, o que é realmente bom no nosso trabalho, pois apenas enxergamos o lado ruim das coisas. Aconselho a todos buscarem prazer em seu trabalho. Olhe mais calma e racionalmente para seu trabalho e verá que não é tão ruim assim. Desta forma encontraremos um equilíbrio entre os problemas do trabalho e o seu lado bom, positivo, agradável.

Mas não devemos deixar de buscar alegrias fora dele também. A família é uma boa pedida!

abraços,

Gilda