sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Atividade Física sempre para manter a saúde



A prática regular de exercícios físicos é fundamental para manter a saúde. A atividade física regular está associada à diminuição do risco de doenças cardiovasculares, AVC, diabetes, depressão, obesidade, fraturas relacionadas à osteoporose e déficit cognitivo, além de promover uma sensação de bem-estar. Além disso, ajuda pacientes com insuficiência cardíaca congestiva e hipertensão arterial, melhorando também os níveis de colesterol no sangue.

Como saber qual o melhor programa de exercício?

Sempre lembrando que antes de começar uma atividade física é importante a consultar um médico e fazer os exames necessários para o sucesso dos seus exercicios.
A atividade física, ou movimento do corpo produzido pelos músculos esqueléticos, exige um consumo de energia e traz benefícios à saúde. O exercício, um tipo de atividade física, pode ser definido como um movimento corporal repetitivo, planejado e estruturado, realizado para melhorar ou manter um ou mais componentes do condicionamento físico.
Os programas de exercícios devem ser planejados sob medida para cada pessoa; eles não podem ser simplesmente estabelecidos. Recomenda-se que todos iniciem a atividade física em um nível apropriado a sua capacidade, necessidade e interesse.
Crianças e adultos devem manter um programa de, pelo menos, 30 minutos de atividade física de intensidade moderada na maior parte dos dias ou, de preferência, todos os dias da semana. Exercícios de intensidade moderada são equivalentes a caminhar de quatro a cinco quilômetros por hora.
Um dos pontos mais importantes é que as pessoas sedentárias, geralmente, são estimuladas a acumular 30 minutos de atividade física diária. Isso pode fazer com que elas desistam depois de um certo tempo. O importante é começar gradualmente com alguma forma de atividade. Deve-se ressaltar que, iniciando as atividades com menor intensidade e aumentando o grau de dificuldade progressivamente, é possível aumentar a aderência e o estímulo ao programa com o passar do tempo.
É importante reconhecer que a atividade física com intensidade moderada traz benefícios significativos à saude. Mesmo aqueles que já praticam exercícios durante este período podem se beneficiar de uma atividade física mais intensa.
Para quem sofre de doenças cardiovasculares, os programas de reabilitação cardíaca que combinam atividades físicas com o controle de outros fatores de risco são recomendados. Antes de iniciar um programa de exercícios é importante procurar um médico para identificar a melhor opção, levando em consideração as particularidades de cada um.

A importancia da atividade física


  • A falta de atividade física é um risco à saúde.




  • A atividade física reduz o risco de doenças cardíacas eAVC.




  • A atividade física, associada a uma dieta adequada, diminui o risco de obesidade.




  • A atividade física reduz o risco de diabetes.




  • A atividade física reduz o estresse e diminui o risco de depressão.




  • A atividade física reduz o risco de fraturas relacionadas à osteoporose.




  • A atividade física traz outros benefícios à saúde, como a melhora da auto-estima e do humor.




  • Os programas de exercícios devem ser planejados sob medida para cada pessoa.




  • Até mesmo um pequeno aumento no grau de atividade física traz benefícios para pessoas sedentárias.

    Por que algumas mulheres são mais gordas que os homens?
    Porque, em geral, em comparação com os homens, as mulheres apresentam uma maior porcentagem de gordura corporal.
    Existem várias razões para a mulher apresentar mais gordura do que o homem.
    Uma delas é biológica. Cerca de 25% do corpo da mulher é constituído por gordura, em comparação com apenas 15% nos homens. Além disso, as mulheres exigem menos calorias por quilograma de peso do que os homens.
    Os hormônios femininos facilitam a conversão do alimento em gordura.
    Em geral, as mulheres são responsáveis pelo preparo dos alimentos em casa.
    Finalmente, em mulheres com tendência a ganhar peso, as pílulas anticoncepcionais aumentam a produção de gordura e de água no organismo, e o estrógeno, isoladamente, aumenta a deposição de gordura corporal. Portanto, quem utiliza anticoncepcionais deve reduzir a ingestão calórica em, pelo menos, 10% para manter o seu peso.
    Após os 40 anos de idade, o segredo para emagrecer é controlar o consumo de calorias e aumentar a atividade física. A perda de peso na 6a. e na 7a. décadas de vida é mais lenta. Entretanto, quando necessária, melhora tanto a saúde, quanto o bem-estar e a aparência, ou seja, vale a pena o esforço!
    A atividade física é fundamental. Em termos de saúde geral, os indivíduos obesos parecem um ano mais jovens a cada quatro ou cinco quilos perdidos.





  • Fonte: Saúde - Jornal Carreira e Sucesso

    Fonte da imagem: http://www.mtc.vilabol.uol.com.br

    Nenhum comentário: