quarta-feira, 13 de julho de 2011

Desemprego: Como fica a sua ansiedade e auto estima ?


Vivemos tempos conturbados, em que por diversos motivos a pressão da mão de obra barata das economias emergentes afetado a empregabilidade de algumas economias. Não perder o emprego passou a ser uma das maiores preocupações das pessoas, mas por vezes as circunstâncias não permitem que mantenha a tão desejada estabilidade profissional. Perder o emprego pode trazer algumas consequências nefastas além da questão financeira, a autoconfiança sofre um abalo quando se deparado com o desemprego na sua vida. Como será a sua vida após perder o emprego ? Como fica a sua vida pessoal e familiar? Como lidar com a ansiedade?
Perder o posto de trabalho sem ter qualquer culpa provoca uma quantidade enorme de stress e ansiedade, podendo ser comparado a um divórcio, a morte de um familiar chegado ou mesmo ir para a cadeia. É uma das situação mais estressantes  que uma pessoa pode ser submetida , nem todos sentem o mesmo nem reagem da mesma forma, isso porque a autoconfiança varia de pessoa para pessoa.
As pessoas que fazem parte da vida de quem perdeu o trabalho e agora se encontra no desemprego, não entendem o turbilhão de emoções, sentimentos e pensamentos que de um momento para o outro passam a fazer parte daquela pessoa.
A sua dor é real, a ansiedade que sente neste momento é real, não a negue, perder o emprego deixa um vazio enorme. É uma situação que pode ser comparada ao luto, o seu trabalho foi sem dúvida uma grande parte de si, por vezes misturando a sua identidade pessoal com o seu trabalho que desempenhava, “Olá, eu sou web designer…” é um dos exemplos de como se passa a identificar com o seu trabalho.

Procurar emprego, o regresso ao trabalho

Quando se sentir preparado para regressar ao mercado de trabalho, e esse momento irá chegar, comece a registrar as suas capacidades técnicas e profissionais adquiridas ao longo da sua vida profissional. Depois de colocar no papel todas as valias que adquiriu analise se existe alguma coisa que precise aprender ou melhorar para voltar mais fortalecido num novo emprego.
Após começar a enviar currículos para várias empresas prepare-se para as perguntas das entrevistas de emprego e sem descurar a importância de causar um impacto positivo nas entrevistas de emprego lembre-se que é tão importante saber vender o seu conhecimento como a sua imagem, o seu marketing pessoal assenta tanto no que vale como na forma que utiliza para demonstrar o seu valor, não é apenas o conteúdo que conta, mentalize-se que uma boa apresentação aumenta de forma drástica as suas possibilidades de conseguir aquele emprego que tanto deseja.

Fonte da imagem: http://4.bp.blogspot.com

Nenhum comentário: