quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Ser ou não ser? Parecer ser é questão do Marketing Pessoal


Em nosso contexto brasileiro o importante não é apenas "ser" um bom profissional, mas também "parecer ser" um bom profissional. Fora do Brasil, especialmente nos Estados Unidos, cada vez mais é maior o número de executivos que dedicam ao self promotion, uma importância significativa, especialmente no que diz respeito à alocação de tempo. Comunicar sua competência ao mundo é uma questão de sobrevivência.
Vivemos numa sociedade empresarial que avalia as pessoas não apenas em função dos resultados conseguidos por elas, mas também em função da imagem que é projetada e como elas se apresentam. Vale não só para a imagem projetada, comunicada externamente à empresa, mas também internamente, entre companheiros de trabalho. A quem acredita ser a competência técnica ou gerencial o valor maior e único valor; como se um bom produto pudesse ser vendido com uma embalagem e ou comunicação inadequada. Esses profissionais sobrevivem com relativa facilidade quando o mercado está em alta; nas situações de crise torna-se fundamental o casamento entre a competência, a visibilidade e ou imagem existente.
Qual é a imagem que normalmente temos de um Executivo ? A de um elemento dinâmico que vive rodeado e admirado por pessoas, objetivo, voltado para resultados; tenha uma postura de busca de informações para posterior avaliação; demonstrar sempre também uma preocupação com as necessidades e expectativas da outra parte buscando alternativas interessantes para os dois lados. Essas sugestões pouco ou nada valerão se o profissional não possuir o seu planejamento de vida e ou de carreira. A existência desse planejamento irá possibilitar o direcionamento das atividades relacionadas anteriormente no sentido da consecução de um determinado objetivo pré-estabelecido.

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