segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Marketing Pessoal: O corpo em movimento


Nosso corpo comunica muito, os gestos, a postura, a respiração e o movimento dos olhos transmitem mensagens. De acordo com os estudos neurolingüísticos a comunicação correposnde a 55% do corpo, 38% sons e 7% palavras.
A comunicação é fundamental em qualquer contexto porque qualquer relacionamento positivo, ou negativo, resulta do tipo de comunicação estabelecida entre as partes envolvidas. É impossível não comunicar.

Nos comunicamos através de um movimento, um suspiro, um olhar .Estudos revelam que todos nós somos julgados primeiramente pela nossa aparência. Este tipo de julgamento é automático e muitas vezes acontece por impressões transmitidas na forma de vestir e pelo semblante do rosto. Como está sua imagem? É fundamental criar uma imagem positiva para que as pessoas façam o melhor julgamento de você. Sentar corretamente, ter uma postura adequada combinando com o que está vestindo, saber gesticular etc. Tudo isso transmite uma boa imagem.
Depois da aparência imagem o mais relevante no julgamento é o que fazemos, ou seja, atitude e comportamento, a forma de nos apresentar, cumprimento verbal e não verbal, como agimos socialmente e profissionalmente. Que atitudes tomamos para transmitir algo ? Como dizemos alguma coisa conta muito no julgamento. Significa a forma de passar uma informação, o tom de voz, a velocidade, a fluência etc. O que dizemos ? que palavras são usadas, o vocabulário . A importância de como falamos e pra quem falamos é de suma importância para a boa comunicação. Saber nos vender basta o equilíbrio dos componentes da comunicação elencados acima: aparência, o que faz, o que diz e como diz o que diz.
Existem cursos que ajudam a trabalhar eficazmente a comunicação. Outra forma que pode ajudar é modelar aqueles que transmitem a melhor imagem e ir praticando no dia-a-dia. É preciso treino e dedicação. Mas tudo começa com os nossos objetivos. Se temos um objetivo bem definido fica mais fácil, porque é o objetivo que aponta o caminho da mudança.

Nenhum comentário: