segunda-feira, 19 de julho de 2010

Inovação: a sustentabilidade da marca pessoal e empresarial


Pessoas seguem uma hierarquia de necessidades. Se considerarmos que as empresas são organismos vivos resultado do empreendimento humano, podemos entender que são como uma criatura que partilha de aspectos comuns com seus criadores. Seres humanos, como as empresas, são movidos por interesses.
Precisamos satisfazer as nossas necessidades básicas, de segurança de recursos, de saúde financeira, de continuidade de trabalho, de aporte de afetividade, respeito mútuo pelos outros, de realização de desafios, de auto-estima, de capacidade de resolução de problemas, de espontaneidade e de criatividade. Quanto maior for a troca entre esses atributos na empresa que trabalhamos, maior a nossa capacidade em se perpetuar no mercado. As necessidades empresariais devem estar em sintonia com as necessidades humanas dos funcionários, dos fornecedores e dos consumidores.
Para Darwin, prevalecem aqueles que aprenderam a colaborar e improvisar mais efetivamente. Não são os mais fortes que sobrevivem, nem os mais inteligentes e sim aqueles que melhor se adaptam às mudanças. Vivemos processos cada vez mais rápidos. Essa lei de aceleração vale para qualquer ciclo, em qualquer área. Isso acontece quando, dentro de um sistema fechado, todas as unidades vivas compartilham um mesmo interesse, sem metas divergentes.
Sendo as empresas um organismo vivo pois é formada por indivíduos e uma vez que esses indivíduos podem incorporar em suas vidas profissionais a sustentabilidade como estratégia corporativa é imperativo ter uma visão clara de negócio em um nível que seja muito superior a simplesmente cumprir os regulamentos. Se estamos embarcando em um novo plano de sustentabilidade ou mesmo fazendo ajustes em planos que já estão em seguimento, os quatro passos a seguir podem ajudar a obter maiores impactos a partir desses esforços:
1- Avaliar o seu plano de organização e como você pode incorporar a sustentabilidade de uma forma estratégica e holística. Antes de começar a criar uma estratégia é fundamental obter feedback e entender as necessidades de todos stakeholders. Acreditando no seu potencial o seu business core terá sustentabilidade.Com esse entendimento, você pode ver onde existem oportunidades para aperfeiçoar. Qualquer plano deve incluir uma visão concreta de como passar da estratégia à execução.
2- Medir suas atividades empresariais. Defina uma linha base de suas atividades atuais para que saiba quando e onde pode ser melhorado. Inclua sua rede de parceiros e fornecedores no processo de avaliação de seus esforços. Algumas empresas até mesmo incluem seus clientes; com base na utilização e eliminação dos produtos.
3- Ter atitude. Ponha seu plano em prática e avalie cada passo do caminho. Isto inclui o envolvimento dos trabalhadores em programas de engajamento que façam deles parte do esforço.
4- Monitorar e ajustar seu plano constantemente. Aprender com sua experiência e procurar meios adicionais para alcançar a sua sustentabilidade ,de sua organização e ecossistema.
Sustentabilidade significa mover-se para além do mero cumprimento das suas responsabilidades. Sustentabilidade é um bom negócio que permite redução dos custos, aumentar a produtividade dos recursos, conquistar novos mercados, melhorar a sua marca e atrair e reter o talento de alta qualidade de que sua empresa necessita. O resultado final é um modelo de negócio sustentável, que vai garantir a longevidade de seu negócio.
Fonte: Agenda Sustentável (http://www.agendasustentavel.com.br/)

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