quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Trigo: o carboidrato que ajuda emagrecer


O Trigo é a segunda maior cultura de cereais, a primeira é o milho , a terceira é o arroz. O grão de trigo é um alimento básico usado para fazer farinha e, com esta, o pão, na nossa alimentação e dos animais e como um ingrediente na fabricação de cerveja. É plantado também estritamente como uma forragem para animais domésticos, como o feno. Tem sua origem na antiga Mesopotâmia.

Há cerca de 8.000 anos atrás, uma mutação ocorreu, resultando em uma planta com sementes grandes, que não podiam espalhar-se pelo vento. Esta planta não poderia vingar como silvestre, mas poderia produzir mais comida para os humanos. Fez mais sucesso que outras plantas com sementes menores e tornou-se o parente mais antigo do trigo moderno.


Pois bem, o trigo e seus derivados ajudam na recuperação e fortalecimento dos nossos músculos quando praticamos exercícios, tem ação antioxidante importante para os esportistas.

Um estudo publicado na revista da Sociedade de Endocrinologia dos Estados Unidos mostra que, quanto mais vagarosa a refeição, maiores os níveis de hormônios relacionados ao controle de apetite. A grande quantidade de fibras presente em pães, torradas e massas integrais exige um trabalho maior dos dentes durante a trituração, consequentemente a mastigação sendo mais demorada prologam a saciedade, sem contar que as mesmas fibras interferem com o esvaziamento do estômago e isso também contribui para segurar os excessos à mesa.

Para saber mais acesse o link http://trigoesaude.com.br/index.shtml. Trigo é saude e traz bem-estar.

2 comentários:

Gestão do Bem-Estar disse...

Seja bem vinda a tribo bem-estar.
Abs
Fatima

Saúde consciente! disse...

Fala sério, q desserviço este post! O trigo é péssimo pra saúde, alimento com maior poder de disparar o índice glicêmico e os integrais são piores ainda, sem contar que esse fundamento de ter muita fibra então aumenta a necessidade de mastigação... Fala sério! Os trigo foi alterados geneticamente pra ter até 400 vezes mais glutem do q tinha originalmente na natureza e gerar massas de pães e bolos cada vez mais fofinhos! Alguem por caso come um belo pedaço de bolo ou pão duro pra forçar a mastigação?! Esse artigo seria pura verdade se o trigo fosse o mesmo pre histórico produzido originalmente pela natureza, o trangenico de hj não!!!